quarta-feira, 5 de maio de 2010

Escola Municipal Prof° Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa apresenta diretoria do JCC à comunidade
Vereador Ronaldo Alves foi autoridade presente durante cerimônia


Na manhã desta terça-feira (4), a Escola Municipal Professor Doutor Domingos Pimentel de Ulhôa apresentou aos mais de 600 pais, alunos e professores e autoridades a diretoria do programa “Jovens Construindo a Cidadania” (JCC). Um grupo musical formado por alunos, outro grupo de capoeira e a banda da Polícia Militar se apresentaram durante a cerimônia de posse. O vereador Ronaldo Alves foi uma das autoridades presentes na cerimônia de posse. Um dos objetivos do Programa JCC é promover ações educacionais, culturais e sociais capazes de propiciar um ambiente escolar/comunitário mais saudável e harmônico.
É a primeira vez que a escola de ensino fundamental participa do projeto. Os professores levaram em consideração critérios como bom rendimento, desenvoltura, bom comportamento, disciplina e dedicação para indicar 36 estudantes interessados em integrar o JCC. Feita a recomendação, 28 jovens concorreram aos cargos de presidente, vice-presidente, 1ª e 2ª secretária, tesoureiro, secretários de cultura, meio ambiente, patrimônio e esportes. Após eleição, que contou com a participação de toda a escola, 13 estudantes do 7° e 8° ano foram selecionados para formar a diretoria.
De acordo com Clécio Aparecido Caíres Aguiar, soldado da Polícia Militar e orientador da diretoria do JCC, os empossados têm muitos planos para melhorar o convívio escolar. Com o apoio de uma equipe formada por profissionais da escola e da Polícia Militar, os estudantes já desenvolveram projetos para promover a conservação patrimonial, criar uma logomarca para a escola e até fazer com que os recreios sejam mais divertidos. “Os meninos pretendem reativar a horta e estufa da escola para cultivar plantas e flores, que serão entregues para pessoas ou empresas que venham a apoiar os projetos feitos aqui. Eles também querem implantar ações relacionadas à segurança no trânsito, música e capoeira”, contou.

JCC nas escolas

De acordo com Davi de Brito Júnior, tenente e coordenador do “Jovens Construindo a Cidadania” no 17° Batalhão de Polícia Militar, o principal objetivo do projeto é fazer com que os jovens sejam instrumentos de prevenção à violência e contribuam para a construção de uma sociedade mais justa. “Como o próprio nome diz, queremos mostrar aos jovens que eles são importantes nesta construção social. O programa vai estimular e incentivar os estudantes a trabalhar esta questão das boas práticas, do bom comportamento e das boas amizades. É uma forma de fazer o jovem ensinar o próprio jovem e de fazer com que os conhecimentos aqui aprendidos sejam repassados a toda a comunidade. Nada ficará limitado aos portões da escola.”, enfatizou.
De acordo com o coordenador o projeto já foi implantado em 10 escolas municipais. “Nós iniciamos o JCC em 2009 na cidade. Após consolidada, a iniciativa será levada a outras escolas. É uma ação muito importante, pois trabalha temas como ética e cidadania. Esta parceria entre Polícia Militar, entidades civis e órgãos públicos vai contribuir para a construção de um presente melhor e um futuro ainda melhor”, completou.

FONTE: SECOM
FOTO: SECOM