quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ronaldo Alves e Nuno Cobra em recente evento



O escritor Nuno Cobra esteve ontem em Uberlândia onde palestrou no Center Convention com o tema “Conquiste uma vida melhor”. O vereador Ronaldo Alves, foi uma das autoridades que marcaram presença no evento.
Nuno Cobra é graduado pela Escola de Educação Física da cidade de São Carlos. Foi instrutor de atletas como Christian Fittipaldi, Rubens Barrichelo mas seu nome ficou evidenciado a Ayrton Senna, campeão de Fórmula 1.

Saiu na Mída - Correio de Uberlândia abre discussão sobre Lei Antifumo

 
Cidade se prepara para lei antifumo
Estabelecimentos terão que se adaptar e deverão criar espaços específicos para fumantes

Marcelo Calfat

http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2009/11/05/413/cidade_se_prepara_para_lei_antifumo.html - 

Nos próximos dias, será votada na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, a redação final da lei antifumo, que proibirá o consumo de cigarros e similares em recintos coletivos fechados, públicos e privados, em Minas Gerais. A lei já está em vigor em cinco estados.
Gilmar Pomponi, vice-presidente do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes de Uberlândia e proprietário de dois bares na cidade, disse que o sindicato vai orientar a adequação dos estabelecimentos. “Estamos só aguardando a sanção da lei. Vamos convocar uma reunião com os restaurantes e hotéis para saber como se adequar. Mas acredito que será possível se adaptar bem”, afirmou.
Uma lei municipal antitabagista já existe em Uberlândia e restringe o consumo de cigarro e similares em ambientes fechados e de grande circulação de pessoas, como shoppings e repartições públicas, mas não proíbe o fumo em boates e outros locais.
Para Wilson Mosselin, proprietário de uma churrascaria localizada em um shopping, a lei vai reforçar a proibição que já existe no local. “Vai melhorar, pois existem clientes que insistem em fumar no restaurante, mesmo já sendo proibido”, disse.

O empresário David Moreira, proprietário de uma casa noturna e de um bar café em Uberlândia, se antecipou e já está com o projeto de adaptação de seus estabelecimentos pronto. “Já projetamos a área de fumantes e estamos apenas aguardando a lei ser aprovada para verificarmos se temos que fazer alguma adequação no projeto. Se não for preciso, iniciaremos as obras, que devem durar cerca de 20 dias”, afirmou.
Após a lei entrar em vigor, as multas aos proprietários dos estabelecimentos que tiverem clientes fumando serão de R$ 2.034,90 a R$ 6.104,70. Em caso de reincidência este valor pode ser duplicado. Segundo a Vigilância Sanitária, ainda não foi definido quem será responsável pela fiscalização.
Mudanças na legislação têm boa aceitação
Para a fumante Jackeline Normando, que trabalha em uma empresa de cartões de crédito, a lei vai trazer benefícios. “Eu, mesmo fumante, nunca gostei de jogar fumaça nos outros. Acho que existem lugares certos para fumar. Com a lei será melhor, pois vai respeitar, principalmente, as pessoas não fumantes.”
O representante comercial Túlio Corrêa, que não fuma, aprovou. “Eu acho muito bom, porque assim o ambiente fica melhor e sem aquela fumaça de cigarro que, além de fazer mal, incomoda bastante”, disse.
Criação de fumódromos é proibida em São Paulo
A lei antifumo já está em vigor em outros estados do Brasil, como Bahia, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Neste último, em que vigora desde agosto, a lei não permite a criação de fumódromos. Com isso, os clientes de um restaurante ou uma boate, por exemplo, têm que ir ao exterior do estabelecimento caso queiram fumar. Se sancionada em Minas Gerais, a lei será mais branda, permitindo a criação destes espaços nos recintos fechados.

Lei antifumo - Estados em que a lei já foi aprovada
Bahia
Goiás
Paraná
Rio de Janeiro

Uberlândia se prepara para receber Lei Antifumo


Ronaldo Alves é autor de Projeto de lei Antifumo mais completo e atualizado no momento


É Objeto de Deliberação o Projeto de Lei do vereador Ronaldo Alves (PSC), vice-líder do Governo na Câmara, que se refere ao uso de fumo e similares em locais públicos. Segundo o vereador, o Projeto de Lei nº243/2009, que já está nos trâmites da Câmara Municipal de Uberlândia, reflete a mais atual Legislação de Lei Antifumo já em vigor no Brasil.
O Projeto de Lei de Ronaldo Alves estabelece a proibição do uso de fumo e similares, derivados ou não de tabaco em recinto coletivo fechado no Município de Uberlândia. O Projeto de Lei destina áreas específicas para fumantes delimitando por barreiras físicas e equipadas com soluções técnicas que permitam a exaustão do ar da área de fumantes para o ambiente externo.
Por meio deste Projeto de Lei, fica destinado nos estabelecimentos comerciais espaço reservado à criação de áreas para fumantes. “Tivemos com este Projeto o cuidado necessário para que fosse respeitada a liberdade individual, tanto do fumante quanto do não fumante, sobretudo aquele denominado como fumante passivo, estabelecendo, dentro dos limites, locais próprios para quem faz o uso do cigarro ou similares. Queremos com essa Lei adotar soluções equilibradas no que se refere aos direitos e interesses de fumantes e não fumantes”, diz Ronaldo Alves.
Com a Lei em vigor, fica expressamente proibido o uso de cigarro e similares em locais chamados de “recintos coletivos”, como por exemplo: locais de trabalho, de estudo, de cultura, de lazer, de esporte ou de entretenimento, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, hotéis, pousadas, centros comerciais, bancos, similares, supermercados, açougues, padarias, farmácias e drogarias, repartições públicas, instituições de saúde, escolas, museus, bibliotecas, espaços de exposições, veículos públicos ou privados de transporte coletivo.

O Projeto de Lei do Vereador Ronaldo Alves segue os trâmites normais para a sua aprovação pela Câmara.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ronaldo Alves apoia o III Congresso da Juventude

Mais de 2500 jovens participaram da terceira edição do Congresso da Juventude

O vereador Ronaldo Alves, representado por sua assessoria, fez participação na manhã de hoje, no Sabiazinho da abertura do III Congresso da Juventude que tem o apoio do Ministério Público, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal da Juventude.

O Congresso da Juventude é a oportunidade que alunos de escolas municipais, estaduais, federais e particulares de apresentarem propostas e sugestões que possam transformar seu cotidiano.

Os mais de 2500 participantes foram divididos em quatro grupos de discussão: drogas e criminalidade; relacionamento familiar; sexualidade; e mercado de trabalho. Cada grupo elaborou cinco desafios que serão reunidos em um único documento e apresentado à Prefeitura de Uberlândia.


Os desafios votados pelos jovens foram:
SEXUALIDADE

· Presença de psicólogos e sexólogos para debater o tema nas escolas

· Incluir a sexualidade como disciplina obrigatória

· Passar mais programas sobre sexualidade na TV aberta

· Núcleo de apoio a sexualidade dos jovens

· Maior divulgação na rede municipal de saúde sobre: Gravidez na adolescência, DST, métodos contraceptivos e etc

DROGAS E CRIMINALIDADE

· Capacitar professores, funcionários e alunos para ajudar dependentes químicos e seus familiares

· Criar mais espaços de lazer e de atividades esportivas e artísticas para ocupar o tempo dos jovens

· Ampliar e estruturar clínicas de tratamento e recuperação de dependentes químicos com o apoio do poder público

· Criação de mais empregos para os jovens e principalmente para os que estão em recuperação

RELACIONAMENTO FAMILIAR

· Profissionais da área de psicologia e assistência social para atendimento individualizado às famílias

· Promover ações entre pais, estudantes, dirigentes das escolas e equipe multidisciplinar para apresentar e discutir problemas de relacionamento familiar

· Promover atividades para preparar os jovens sobre a importância do planejamento familiar

· Criar políticas públicas de apoio efetivo à família

MERCADO DE TRABALHO

· Número maior de oportunidades nas empresas para jovens sem experiência profissional, qualificando-os no próprio cargo

· Que as escolas possam ter acesso a informações de cursos profissionalizantes e vagas oferecidas no mercado de trabalho

· Implantação de um programa com a finalidade de agregar jovens que queira se profissionalizar com orientação e informação dos cursos técnicos e profissionalizantes

· Criação de cursos de capacitação nas escolas voltados para estimular os alunos ao desenvolvimento de atitudes mais valorizadas no mercado de trabalho

· Incentivo às empresas para que promovam mecanismos para o ingresso do jovem aprendiz no mercado de trabalho

Fonte: SECOM PMU






terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mais uma ação do vereador Ronaldo Alves resulta em benfeitorias à comunidade do Bairro Segismundo Pereira

Comprometido com seu trabalho parlamentar, o vereador Ronaldo Alves, vice-líder do Governo, luta junto com o Prefeito Odelmo Leão e as secretarias competentes para que sejam feitas melhorias por toda a cidade de Uberlândia, contemplando assim nossa comunidade.


Dessa forma, atendendo a reivindicações e solicitações antigas de moradores do Bairro Santa Mônica, o vereador Ronaldo Alves junto com o Prefeito Odelmo Leão, solicitou recapeamento asfáltico em alguns trechos do bairro Segismundo Pereira.


Agora, moradores das Avenida Jerônimo Lucas Barros entre as avenidas João Naves de Ávila e Oscar Miranda; Rua Noraldino Ferreira entre as avenidas Oscar Miranda e Francisco Ribeiro; Rua Mário Segatto entre as avenidas Francisco Ribeiro e Doutor Laerte Vieira Gonçalves; Rua Ophir Lopes Carvalho entre as avenidas Doutor Laerte Vieira Gonçalves e Segismundo Pereira e Rua Joaquim Silva Carvalho entre as avenidas Laerte Gonçalves e Segismundo Pereira receberão total recapeamento proporcionando mais segurança aos condutores e melhorando o aspecto da malha viária.





                                      Ronaldo Alves, o vereador da gente.


                
VENHA FAZER PARTE DO NOSSO MANDATO. VISITE NOSSO GABINETE.