sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

MEDICAMENTOS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE

Projeto de Lei do Vereador Ronaldo Alves exige listagem de
medicamentos disponíveis no site da Prefeitura

O vice-líder do Governo e presidente da Bancada do PSC na Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves, apresentou nesta semana, Projeto de Lei referente a disponibilização obrigatória no site da Prefeitura Municipal com relação a lista de medicamentos disponíveis na rede pública Municipal de Saúde.

Para o vereador este projeto de lei é de suma importância sendo que a população goza hoje de acesso gratuito a informações e poderá facilmente consultar virtualmente se o posto de saúde mais próximo a sua casa contém o remédio de sua necessidade, distribuído gratuitamente pelo município. “Este avanço traz tranquilidade, eficiência e segurança a população em geral bem como ao Poder Público que poderá facilmente constatar e organizar quais são aqueles medicamentos mais consumidos pela população”, diz o parlamentar.

Ainda de acordo com o PL, a relação de medicamentos deverá ser atualizada toda vez que ocorrer alterações na lista dos medicamentos disponíveis por Unidade de Assistência Médica Ambulatorial, Unidade de Atendimento Integrado e Postos de Saúde Municipal. A disponibilização da relação dos medicamentos, assim como a veracidade das informações nele veiculadas, serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

O vereador Ronaldo Alves, diz ainda que a disponibilização da relação dos medicamentos fornecidos gratuitamente à população em geral, na página virtual da Prefeitura de Uberlândia se faz necessária já que a publicidade desta relação e a acessibilidade da população aos meios de informações, neste caso, a internet é de acesso rápido. “Esse meio é eficaz e capaz para que os contribuintes possam ter maior agilidade e economia, bem como pronto atendimento as suas necessidades, principalmente a necessidade imediata representada pelo fornecimento de medicamentos gratuitos. Minha preocupação é poder trazer a nossa comunidade facilidade e agilidade no atendimento de suas necessidades”, finaliza o parlamentar.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Desenvolvimento

Inaugurado viaduto que liga o bairro Martins ao Roosevelt
Vereador Ronaldo Alves entre as autoridades presentes

Foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (08) o viaduto que liga o bairro Roosevelt ao Martins, construído sob a BR 365. O evento contou com a presença do prefeito Odelmo Leão, do diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), João Andrea Molinero, do vereador Ronaldo Alves, vice líder do Governo, além de autoridades e moradores que estiveram no local e viram os primeiros veículos atravessarem o viaduto.

O viaduto foi construído graças a uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o DNIT e teve um valor estimado em R$ 2 milhões. A ligação entre os dois bairros era uma reivindicação antiga daquela comunidade. Além de ligar o Roosevelt ao Martins, com o viaduto será possível separar o trânsito urbano dos carros que cortam cidade pela BR365 seguindo viagem.

A obra foi projetada com rampas de acessibilidade para atender os portadores de deficiência física. De acordo com o supervisor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Dnit, as rampas no passeio serão feitas após a implantação da alça de contorno, que dará acesso aos motoristas que estiverem na rodovia para entrar na cidade.

São 20 mil veículos que passam pelo local por dia e que terão um fluxo mais rápido e seguro. “Essa obra vai facilitar o tráfego e evitar congestionamentos e acidentes, pois muitos veículos que precisavam fazer o retorno tinham que passar pela rodovia. Agora eles vão ter o acesso por cima”, explicou o diretor do DNIT, João Andrea Molinero.

TODOS CONTRA A DENGUE

Prefeito Odelmo Leão e seu vice líder Ronaldo Alves discutem o combate da dengue em Uberlândia


O prefeito municipal de Uberlândia, Odelmo Leão, convocou na tarde de ontem (8), a sua liderança bem como representantes de classes comunitárias e associações, secretários da Administração e representantes de escolas do estado e do município para divulgar o índice atual de infestação do mosquito da dengue, de 2,9%, e pedir o apóio da sociedade, em especial, as donas de casa, para uma mobilização conjunta de combate à doença na cidade.
Uberlândia ultrapassou o índice de infestação de 1% admitido pela Organização Mundial de Saúde, mas a cidade ainda não apresenta sérios problemas com a doença. Porém municípios vizinhos como Araguari e Ituiutaba têm registrado um crescente número de casos de dengue e essa é uma das preocupações da secretaria municipal de saúde.
Além disso, o levantamento feito no ano passado pelo Centro de Controle de Zoonoses, através do programa de combate à dengue, mostrou que 95% dos focos do mosquito Aedes Aegypti foram encontrados em vasos de plantas dentro das residências. “Só com o envolvimento da sociedade pode se dar continuidade a esse trabalho”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Durante a apresentação dos dados, o coordenador do programa de combate à dengue, José Humberto Arruda, disse que era muito difícil convencer as donas de casa a desfazer dos pratos de plantas. Nesse caso o melhor que se tem a fazer é lavar os utensílios com água, sabão e bucha, já que a simples troca de água dos vasos não impede que a larva do inseto cumpra o ciclo de vida e crie o mosquito da dengue.
O secretário de Saúde de Uberlândia, Gladstone Rodrigues, disse que é necessário envolver sociedade e dar continuidade a um trabalho intensivo até meados do mês de maio, época de maior risco em virtude das altas temperaturas registradas nesse período e das constantes precipitações. Além disso, o secretário mostrou preocupação quanto aos altos índices de infestação do mosquito constatados em Araguari e Ituiutaba. “Eu diria que há epidemia de dengue em Araguari”, avaliou o secretário. Para ele, as estreitas relações que esses municípios mantém com Uberlândia é um grande fator de risco.
Representantes de várias entidades se pronunciaram e propuseram inciativas na expectativa de obter resultados positivos. A presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, Rosalina Cardoso Vilela, propôs um trabalho de conscientização dentro das empresas. Outras entidades se comprometeram em denunciar locais com infestação do mosquito, como a Associação dos Ferros-Velhos de Uberlândia – Assoferro.
O prefeito Odelmo Leão pediu a participação especial dos professores de escolas públicas da cidade. A proposta é mandar recado para os pais, através dos filhos, para que os mesmos contribuam com as ações que previnem a proliferação do mosquito nas residências. Ele contou com o apoio da superintendente Regional de Ensino, Joyce de Fátima Magnini. Odelmo Leão pediu também o apoio de líderes religiosos para que o trabalho de prevenção e combate à dengue seja divulgado em cultos e missas da cidade.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Novos investimentos para a cidade de Uberlândia

Vereador Ronaldo Alves esteve presente no lançamento do Uberlândia Shopping
O vereador Ronaldo Alves, vice líder do Governo participou nesta quinta-feira (4), do lançamento do Uberlândia Shopping. O evento reuniu diversas autoridades, entre elas, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho empresários, como João Pessoa Jorge, presidente da Sonae Sierra Brasil, única empresa investidora do novo shopping center.

“Uberlândia terá um shopping moderno, com um belo e inovador projeto arquitetônico, com toda a qualidade que a cidade merece”, afirmou João Pessoa Jorge, que faz o primeiro investimento em Minas Gerais.

Para o Prefeito Odelmo Leão, o novo shopping terá uma importância para o desenvolvimento da cidade e geração de novos empregos. “São 160 milhões em investimentos, 700 oportunidades de trabalho geradas durante as obras e após a inauguração, mais de duas mil. São conquistas de todo o povo de Uberlândia, homens e mulheres que fazem nossa cidade ser o que é”, disse.

O governador Aécio Neves enviou uma carta que foi lida a pedido do prefeito. O governador parabenizou a cidade pela conquista de novos empreendimentos e afirmou que Uberlândia cresce como nenhum outro município do Estado.

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho destacou o empenho do prefeito Odelmo Leão na captação de novos empreendimentos para a cidade e ressaltou a importância de Uberlândia para o Estado. “O governo tem em Odelmo um ótimo parceiro. O resultado esta aí. Uberlândia cresce a olhos vistos, e hoje é uma cidade referência em Minas Gerais”.

Uberlândia Shopping

Com investimento que totalizará R$ 160 milhões, a Sonae Sierra Brasil inicia as obras do Uberlândia Shopping, na com inauguração prevista para 2011. O empreendimento está sendo construído em uma área de 154,5 mil m2, localizada no bairro Jardim das Acácias, na região sul da cidade.

O Uberlândia Shopping será desenvolvido em dois pisos com um total de 37,6 mil m2 de ABL (Área Bruta Locável) em sua primeira fase, abrigando 166 lojas satélites, 5 âncoras, 6 semi-âncoras, 19 lojas de fast food, 2 restaurantes, um hipermercado com a bandeira Walmart e 6 salas de cinema , totalizando 201 operações

Fonte: Secom PMU


S E R V I Ç O

Patrulha Ambiental já atendeu mais de 6 mil solicitações desde a sua criação
A Patrulha Ambiental é um setor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que fiscaliza corte e poda ilegal de árvores, poluição sonora, hídrica e atmosférica. A Patrulha também faz vistorias e monitoramentos nos turnos da manhã e tarde em empresas, indústrias e comércios.
Em média, são 15 atendimentos por dia de segunda a quinta-feira. De sexta-feira a domingo esse número sobe para 30. Desde a criação do setor, em setembro de 2007, foram mais de seis mil solicitações atendidas.
A Patrulha trabalha em parceria com a Polícia Militar (PM) e com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran). Para o trabalho, estão disponíveis 11 agentes e duas viaturas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; 150 agentes e quatro viaturas da Settran; e todo o efetivo disponível da PM, do 17º e 32° Batalhão.
A Patrulha Ambiental fica de prontidão de segunda a quarta-feira das 7h à meia-noite, de quinta a sábado das 7h às 4h e domingo das 10h à meia-noite. Quando acionada, os agentes da patrulha geralmente são acompanhados de oficiais da PM até o local da reclamação.

Poluição Sonora
De todas as reclamações, o maior número é referente à poluição sonora, muito comum em boates, casas de show, propaganda em comércios, igrejas e veículos automotivos. Para este tipo de fiscalização, os agentes possuem 16 decibelímetros (aparelhos para medição de barulho) devidamente calibrados e certificados pelo INMETRO de acordo com a ABNT 10.151/2000.
Segundo o Diretor de Controle Ambiental, Alessandro Uchitel, os agentes utilizam os aparelhos com as especificações das normas ambientais. “Todos os profissionais têm curso direcionado para a área ambiental e estão bem preparados para este tipo de serviço. Eles também possuem respaldo legal para autuar o responsável pela poluição sonora”, explicou.
De acordo com a Lei Complementar Municipal nº 017, de 04 de dezembro de 1991, o limite de decibéis (dB) para cada horário são: 70 dB das 7h às 19h; 60 dB das 19h às 22h; e 50 dB das 22h às 7h.


Para acionar a Patrulha Ambiental:
Telefone: 0800-940-1133
Horário de funcionamento: Segunda, terça e quarta-feira – 7h às 0h00.
Quinta, sexta-feira e sábado – 7h às 4h.
Domingo – 10h à 0h00.

Fonte: SECOM PMU