terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

TODOS CONTRA A DENGUE

Prefeito Odelmo Leão e seu vice líder Ronaldo Alves discutem o combate da dengue em Uberlândia


O prefeito municipal de Uberlândia, Odelmo Leão, convocou na tarde de ontem (8), a sua liderança bem como representantes de classes comunitárias e associações, secretários da Administração e representantes de escolas do estado e do município para divulgar o índice atual de infestação do mosquito da dengue, de 2,9%, e pedir o apóio da sociedade, em especial, as donas de casa, para uma mobilização conjunta de combate à doença na cidade.
Uberlândia ultrapassou o índice de infestação de 1% admitido pela Organização Mundial de Saúde, mas a cidade ainda não apresenta sérios problemas com a doença. Porém municípios vizinhos como Araguari e Ituiutaba têm registrado um crescente número de casos de dengue e essa é uma das preocupações da secretaria municipal de saúde.
Além disso, o levantamento feito no ano passado pelo Centro de Controle de Zoonoses, através do programa de combate à dengue, mostrou que 95% dos focos do mosquito Aedes Aegypti foram encontrados em vasos de plantas dentro das residências. “Só com o envolvimento da sociedade pode se dar continuidade a esse trabalho”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Durante a apresentação dos dados, o coordenador do programa de combate à dengue, José Humberto Arruda, disse que era muito difícil convencer as donas de casa a desfazer dos pratos de plantas. Nesse caso o melhor que se tem a fazer é lavar os utensílios com água, sabão e bucha, já que a simples troca de água dos vasos não impede que a larva do inseto cumpra o ciclo de vida e crie o mosquito da dengue.
O secretário de Saúde de Uberlândia, Gladstone Rodrigues, disse que é necessário envolver sociedade e dar continuidade a um trabalho intensivo até meados do mês de maio, época de maior risco em virtude das altas temperaturas registradas nesse período e das constantes precipitações. Além disso, o secretário mostrou preocupação quanto aos altos índices de infestação do mosquito constatados em Araguari e Ituiutaba. “Eu diria que há epidemia de dengue em Araguari”, avaliou o secretário. Para ele, as estreitas relações que esses municípios mantém com Uberlândia é um grande fator de risco.
Representantes de várias entidades se pronunciaram e propuseram inciativas na expectativa de obter resultados positivos. A presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, Rosalina Cardoso Vilela, propôs um trabalho de conscientização dentro das empresas. Outras entidades se comprometeram em denunciar locais com infestação do mosquito, como a Associação dos Ferros-Velhos de Uberlândia – Assoferro.
O prefeito Odelmo Leão pediu a participação especial dos professores de escolas públicas da cidade. A proposta é mandar recado para os pais, através dos filhos, para que os mesmos contribuam com as ações que previnem a proliferação do mosquito nas residências. Ele contou com o apoio da superintendente Regional de Ensino, Joyce de Fátima Magnini. Odelmo Leão pediu também o apoio de líderes religiosos para que o trabalho de prevenção e combate à dengue seja divulgado em cultos e missas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário