quarta-feira, 3 de março de 2010

SEGURANÇA

Ronaldo Alves esteve entre autoridades que discutiram
Segurança Pública na Câmara Municipal

O vereador Ronaldo Alves, vice líder do Governo e Presidente da Bancada do PSC na Câmara, foi uma das autoridades que participou da audiência pública de segurança realizada ontem (02) no Plenário Homero Santos. A pedido dos deputados estaduais que compõem a Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, os vereadores decidiram abrir o tempo e o espaço da segunda reunião ordinária de março para discutir a segurança do município.
Retomando o projeto iniciado em 2009, de visitar todas as 17 cidades que são sedes de Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais visitou Uberlândia com o objetivo de traçar um diagnóstico da segurança pública no Estado e encaminhar sugestões oferecidas pelas autoridades e pela população aos órgãos responsáveis do Estado. A audiência pública realizada em Uberlândia é fruto de deputados estaduais que fazem parte da Comissão de Segurança Pública da ALMG.
Para o presidente da comissão, deputado João Leite, a comissão pretende estimular a participação do cidadão no debate sobre a segurança pública. "Queremos escutar a população e os agentes de segurança pública nessas viagens pelo interior", afirma. De acordo com Tenente Lúcio, o debate regionalizado permite que, nos diferentes municípios, os segmentos interessados na segurança pública dialoguem e proponham medidas efetivas.
A comissão já visitou sete cidades: Uberaba (Triângulo Mineiro), Montes Claros (Norte), Pouso Alegre (Sul), Barbacena (Região Central), Unaí (Noroeste), Ipatinga (Vale do Aço) e Teófilo Otoni (Vale do Jequitinhonha). Entre os principais problemas identificados até agora, destacam-se a questão penitenciária, a carência dos programas de ressocialização dos presos e o avanço do tráfico de drogas. Como ponto positivo, na avaliação da deputada Maria Tereza Lara, pode-se citar o processo de integração das polícias.

Convidados
Foram convidados para a reunião desta terça em Uberlândia, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Sérgio Antônio de Resende; o procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques; o superintendente regional do Departamento de Polícia Federal em Minas Gerais, Jerry Antunes de Oliveira; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Waltair Vasconcelos Sobrinho; o secretário de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato de Campos Filho; a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto; a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gazzola; o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Alberto Rodrigues; o defensor público-geral, Belmar Azze Ramos; o comandante-geral da PMMG, Renato Vieira de Souza; o chefe da Polícia Civil, Marco Antônio Monteiro de Castro; o subsecretário de Políticas Antidrogas da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Cloves Eduardo Benevides; e o coordenador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG, Cláudio Chaves Beato Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário